domingo, 29 de maio de 2011

O (velho) mito da encalhada

Bom, menines... como me empolguei com esse negócio e de repente me vejo numa tarde de domingo na frente do PC, resolvi escrever o primeiro "artigo" daqui do blog. E ele falará sobre o bom (?) e velho mito da encalhada.

Ora, esse mito chatinho surgiu lááááá atrás, quando mulher precisava casar senão morria de fome. É, porque os pais dela não iam durar pra sempre, e ela não tinha como trabalhar fora, logo... ela precisava de um marido pra sobreviver.

Li uma vez que na França do século XIX, uma mulher que chegasse aos 25 anos sem se casar era considerada uma "solteirona". Não que eles usassem esse termo: eles usavam o apelido "Catherinette", ou seja, "Caterininha", em homenagem a Santa Catarina. Sim, porque era no dia de Santa Catarina, em novembro, que as pobres encalhadas vestiriam uma touca ESPECIAL para solteironas!! Olha só que humilhação!!

O homem, claro, jamais vestiria um troço desses caso não fosse casado... MUITO MENOS com míseros 25 anos.

Hoje em dia, apesar de não existir mais nem o termo "Catherinette", nem a necessidade de a mulher casar pra se sustentar, ainda há um mito explícito de que, caso a mulher não se case até certa idade ela:

- É mal amada;
- Encalhada;
- Não casa mais;

Dentre outros adágios não muito educados.

A touca a gente não veste mais, mas a "carapuça imaginária", ah essa tá presente na vida da gente até hoje.

E o pior é o seguinte: nós nos encontramos numa fase de transição. É, transição. A mulher que fica com vários homens ainda não é bem vista, mas não mais se espera que ela case virgem. A mulher pode trabalhar fora, mas também deve sermãe.

Ou seja, os velhos mitos convivem com novas realidades!

Pode uma merda dessas, vinho novo em odre velho?!

Por isso que a mulher dos dias atuais entra em parafuso: ora, eu quero ganhar bem, quero me formar, fazer uma pós, falar cinco idiomas... mas se eu não for mãe, serei uma inútil!!

Ou seja... que fazer, né, meus amores?

Hoje, com a exigência de que a mulher também trabalhe fora (há muitas que ainda não trabalham, apesar de não serem da "geração donas de casa", mas isso será tratado em outro post), se forme num ensino superior e etc, a idade da "solteirona" foi postergada dos 25 para os 30, 30 e poucos anos.

E lá vai a mulherada morrer de medo de chegar solteira à sua terceira década de vida...

Já repararam que o homem tem uma maleabilidade absurda para essas coisas?! Ele chega tranquilamente aos 30 anos sem esposa - desde que chegue com a vida profissional já mais resolvida. E com carro, claro, que carro é sinal de status e não pode faltar nos artefatos do macho.

Mas a mulher... ela até chega sem carreira e sem carro, mas sem marido, jamé!! A sociedade ATÉ perdoa uma solteira de 30 anos, contanto que ela esteja namorando firme ou já noiva, pra casar loguinho.

E não pensem que essa cobrança começa aos 30 não, que os 30 são a idade LIMITE para o casamento, segundo nossa sociedade. Começam lá pelos 22, 23 anos, que é usualmente quando as mulheres começam a se formar das universidades. Algumas se formam um pouquinho mais tarde, tipo assim... uns 25 anos, mas já com o casamento marcado pra uns 27, 28. No máximo.

Isso é tolerável pras pessoas, porque a mulher tem de estudar, etc... mas se ela chegar aos 30, 30 e poucos, solteira e sem filhos... iiiiiiihhhhhh, é aquela enxurrada de parentes e amig@s torrando o saco. E aí, quando casa? Olha que vai ficar pra titia!

Aliás, esse "ficar pra titia" também soa muito como "casamento = filhos", já que ao não casar você não pode ser mãe... e ao casar vc AUTOMATICAMENTE será mãe, né?

Mas isso deixarei para outro post também.

Voltando à vaca fria: o mito da encalhada AINDA é fortíssimo em nossa sociedade. Agora eu vou te dizer do porquê de não acrditar nisso, nem cair nessa tremenda CILADA, e porquê.

Veja bem, amigue: casar NÃO É SÓ colocar o véu, a grinalda, o lindo vestido branco e sair esvoaçante na igreja ou na festa. NÃO. Tem todo o entorno de ser esposa depois.

E ser esposa, AINDA nos dias de hoje, significa lavar, passar e fazer janta quando o maridão está vendo TV e bebendo uma breja.

Mesmo que você trabalhe e ganha tanto quanto ou mais do que ele. Na cabecinha da MAIORIA dos homens, principalmente os latinos, ele só por ter nascido com pinto não tem a obrigação de lavar a louça que sujou, nem a cueca freada que usou. Muito menos arrumar a cama ou o sofá onde se esparramou.

Já vi homens, e homens JOVENS, dizendo que "não nasceram mulheres" para desempenhar esse ou aquele serviço.

Então, minha filha, em vez de ficar contando QUANTOS MESES faltam pra você ser considerada uma encalhada, e querer casar correndo no final... PENSE, converse com seu namorado/noivo sobre a casa, sobre divisão de tarefas, sobre TUDO... mesmo que demore mais um pouquinho.

A pressa é inimiga da perfeição - e nenhuma das suas tias, avós, primas e irmãs vai lá lavar a cueca do seu benzin às oito da noite, que é quando você queria estar vendo TV e não pode, né?!

Case por VOCÊ MESMA, independente da sua idade. Um homem que não quer casar com vc porque vc "passou de certa idade" não merece dividir teto com você. Case por afinidade, por amor. E se não houver o MÍNIMO de afinidade, NÃO CASE, Não se enfie em barca furada porque esse ou aquele te cobra casamento!

Você PODE viver sem homem do lado - veja o homem como um complemento que adicione à relação, não como uma obrigação master da condição de ser mulher.

Não escolha qualquer lixo só porque te empurraram!!

AME-SE ACIMA DE TUDO!!

12 comentários:

  1. adorei! penso igualzinho. aqui em casa o noivo já está bem adestradinho...lava louça, lava roupa (com a máquina ajudando, claro, kkk), ajuda a cuidar dos filhos (felinos), prepara um rango quando eu não tenho tempo, ajuda na faxina, etc.

    quem quer casa limpa e comidinha gostosa sem ter que pagar empregados domésticos tem que colaborar nas tarefas.

    ResponderExcluir
  2. RSSSSSSSS oi Bia!! Obg por vir aqui no blog!!

    Mas é a mais pura vdd, eles querem uma "empregada gratis"... o homem tem de fazer algo pela casa tbm né?

    Abração! Que bom que seu casamento pode ser um referencial de relação diferente do que tanto vemos por aí!

    ResponderExcluir
  3. e ainda tem uma outra coisa além dessa das tarefas domésticas e da obrigação de procriar o mais rápido possível: a falta de liberdade que certos relacionamentos provocam.
    muitos homens se acham donos das companheiras, namoradas, esposas.
    muitas mulheres que já foram casadas hoje em dia não querem nem namorar para não correr o risco de perder a liberdade.

    ResponderExcluir
  4. Tem mulher q traumatiza mesmo! Tem homem que nem ir pra casa da mãe sozinha eles querem "deixar"!!

    E isso de "Deixar" é outro absurdo né... a pessoa nem vida propria mais pode ter. Virou propriedade do kra.

    Eu hein...

    ResponderExcluir
  5. O mito da mulher encalhada é disseminado das mulheres para as próprias mulheres.

    Essa "cobrança" é feita entre vocês mesmas e não ao homem.

    Não é a sociedade ou os homens que pensam isso ou cobram isso das mulheres. Na verdade os homens pouco se importam com isso independente da idade da mulher e simplesmente querem ter um relacionamento com ela, caso eles gostarem dela. ou seja se ela estiver solteira é melhor ainda.

    O cerne da questão é que NATURALMENTE as mulheres sentem que após determinada idade elas precisam estar com um homem, a mulher só fica encalhada por opção própria, pois cria expectativas irreais sobre os homens e só deseja homens com poder muito acima do dela.

    Logo se com 30 anos a mulher esta bem resolvida e ganhando 4 mil reais por mes, jamais ela aceitaria casar com um homem que tenha uma formação menor e que ganhe menos que ela. Logo o encalhe da mulher é inversamente proporcional ao seu sucesso financeiro

    Por isso vida longa as amélias! Que sempre encontraram maridos!

    ResponderExcluir
  6. Se for pra encontrar um lixo de marido que te faz de Amélia, escrava do lar, prostituta e empregada doméstica 24h, prefiro um vibrador. É mais útil e não faz mal pra saúde, como uma mcho de pintinho duro com ares de sinhozinho faz.

    E isso não e cobrança né? É por isso que os homens ficam chamando de encalhada, é só uma brincadeirinha de pais, irmãos, amigos... Ah tah. Somos muito inocentes mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Pois, é colega.

    Tem homens que pensam que suas esposas são suas "mães". Ainda bem que o meu esposo é moderno, se vira bem, afinal já morou sozinho. E além disso, não me cobra filhos..rss ! (ô coisa boa...) Cobra que eu estude para passar num bom concurso público pra aproveitarmos a vida..!!
    Um relacionamento em que não há parceria, objetivos comuns está fadado ao fracasso...!

    ResponderExcluir
  8. Ao Arthur sei-la-quem... colega, você quer dizer que isso é coisa de mulheres? Afinal, o costume da "encalhada" existe desde antes do século XIX... essas mulheres eram humilhadas com toucas de solteironas por outras mulheres?!

    Tem certeza?!

    E isso de mulher não aceitar casar com cara menos bem sucedido que elas... huuuum sei não amigue! Tem mulher sustentando macho desempregado que eu sei... conheço umas três!

    As Amélias arrumam marido? ótemo... mas os maridos que elas arrumam eu não quero não, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. mais uma culpa em cima de nós: o machismo! os homens não tem nadinha a ver com isso, né? aham...senta lá, cláudia!

    ResponderExcluir
  10. De uns tempos pra cá, tem gente que fica me perguntando "e o namorado?". Mas teve um que não satisfeito em achar que eu já devia estar namorando, me disse que corriam boatos(daonde ele tirou essa?) que eu iria ME CASAR? Como se eu não tenho namorado fixo ? É cada uma que a gente escuta

    ResponderExcluir
  11. Li o texto e vi muitas coisas para serem discutidas (no bom sentido)...li o texto até para tirar umas duvidas sobre o assunto,pois conheço varias amigas e parentes que estão nessa situação...lindas,bem $ucedida$ e solteiras...ao ponto de algumas estarem entrando em desespero pra arranjar um namorado (e digo...não são feias...muito pelo contrario)...o texto é um pouco tendencioso (com todo respeito),mas esqueceram como sempre de olhar o tema pelo ponto de vista masculino...e o porque que esse tema é mundial...onde a maioria das mulheres ao redor do globo passam pelo mesmo problema (problema sim...pois todas as que conheço estão ao ponto de pirar por estarem sozinhas)...

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  12. As mulheres não precisam de homem para nada. Estão empoderadas. Que sigam seu caminho SOZINHAS.

    ResponderExcluir